
trecho da música em mp3
vídeo
página
da partitura
LISTA
DE OBRAS
1.
Cantiga d'escarneo
para soprano, flauta, fagote (ou violoncelo), viola e
piano (1979).
Edição: Serviço de Difusão de Partituras, Escola de
Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo.
Estréia: novembro de 1991. Teatro Municipal de Ouro
Preto. Ensemble Nova Philharmonia. Judith Imbassahy,
soprano.

2.
Cambiata
para viola solo (1980).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA, USP.
Estréia: novembro de 1990. Ricardo Gianetti (transcrição
para solo violino/solo).

3.
Sanatório
para soprano, oboé, fagote, violino, violoncelo,
percussão e piano (1990).
Inédito.
Estréia: 14º Festival de Inverno, Universidade Federal
de Minas Gerais, Diamantina. Julho de 1981. Camerata do
festival.

4.
Canto

para solo violino (1981).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: Instituto de Ciências Humanas e Sociais,
Universidade Federal de Ouro Preto. Novembro de 1990.
Ricardo Gianneti.

5.
Ária

para Oboé solo (1981).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: Brasília Super Radio FM, Brasília. Janeiro de
1984) Solista: Izaac Duarte.

6.
Ária
versão para solo flauta (1981).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: 14º Festival de Inverno, UFMG, Diamantina, Mg.
Julho de 1981. Solista Odette Ernest Dias.

7.
Sio2
para orquestra de câmara (1981).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: 14º Festival de Inverno. Julho de 1981.
Camerata do Festival.

8.
Hottetterriana

para flautas doces solo (1981).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: Teatro Elizabetano de Sabará, Mg. Setembro de
1981. Solista: Eduardo Carvalho Ribeiro.

9.
"Resonare Fibris"
para violoncelo solo (1981).
Ed.:
Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia:
Estocolmo, Suécia. 1986. Solista: Peter Schuback.

10.
Sonata
para fagote e piano (1981).
Ed.: Serviço de
Difusão de Partituras, ECA-USP.

11.
Takhailat Mandhir Jamil
para piano, violino e
violoncelo (1982).
Ed.: Serviço de Difusão de
Partituras, ECA-USP.

12.
Taghai'urun

para piano solo (1982/83).
Ed.: Serviço
de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: 1er Festival
de Compositores Latino-americanos, Quito, Equador. Maio,
1991.

13.
Expansão
para quatro tubas (1983). Inédito.
Estréia: 8º Curso Internacional de Verão de Brasília -
CIVEBRA. Janeiro de 1983.

14.
Música para
alguém
para harpa, trompa e tantan
(1983).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: 8º Curso Internacional de Verão de Brasília.
Janeiro de 1983.

15.
Concerto nº 1
para flautas e orquestra de câmara
(1981/83)
Ed.: Serviço de Difusão de
Partituras, ECA-USP.
Estréia: Teatro Nacional de
Brasília. 10 de outubro de 1985. Orquestra Sinfônica do
Teatro Nacional. Regente: Jorge Antunes. Solista: Odette
Ernest Dias.

16.
Concerto
para sax soprano e orquestra de cordas
(1983)
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: 9º Curso Internacional de Verão de Brasília.
Janeiro de 1984. Camerata do Festival. Regente: Sérgio
Dias. Solista: Vadim Arsky.

17.
Interiores
para orquestra (1983). Inédito.
Estréia:
9º Curso Internacional de Verão de Brasília. Janeiro de
1984. Orquestra Sinfônica do 9º CIVEBRA. Regente: Sérgio
Dias.

18.
3 momentos
para violoncelo solo (1983).
Ed.: SPD,
ECA - USP.
Estréia: Fundação de Educação Artística, Belo
Horizonte. 26 de Junho de 1984. Solista: João Cândido
dos Santos.

19.
Views
para Orquestra (1983/84).
Inédito.

20.
Introspecção I

para clarinete solo (1983).
Ed.:
SPD, ECA - USP.
Estréia: 1º Ciclo de Música
Contemporânea de Belo Horizonte, 7 de Abril de 1984.
Solista: Nelson Cadima Fuentes.

21.
Introspecção II
para dois trombones (1983).
Ed.:
SPD, ECA - USP.
Estréia: 1º Ciclo de Música
Comtemporânea de Belo Horizonte. Dezembro de 1991.
Solistas: Paulo Lacerda e Wagner Mayer.

22.
Sabra

para oboé e piano (1983).
Ed.: SPD, ECA -
USP.
Estréia: ler Encuentro de Musica Contemporanea de
Chile, Santiago. 17 de outubro de 1989. Daniel Vidal
(oboé) e Karina Glasinovic (piano).

23.
Sunset
para contrabaixo e marimba (1983).
Ed.: SPD,
ECA - USP.

24.
Transfigurações
para duas harpas (1983).
Ed.: SPD,
ECA - USP.

25.
Stress
para clarone, trompete, trombone, viola e
percussão (1983).
Ed.: SPD, ECA - USP.

26.
Sonata I

para piano solo (1979/84),
Goldberg
Edições Musicais, Porto Alegre, 2001.
Estréia: Leilah
Paiva. Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
26/10/97.

27.
Variações
para flauta e fagote (1984).
Ed.: SPD,
ECA - USP.

28.
Fragmentos I - V
para piano solo (1984).
Inédito.

29.
Aluminium

Sonata para violino e piano (1985).
Ed.:
SPD, ECA - USP.
Estréia: Teatro Municipal de Ouro Preto.
Ricardo Gianetti (violino) e Talitha Maria Cardoso Peres
(piano).24/11/91.

30.
Para além doutro oceano
para voz solo, coro e
orquestra (1985).
Inédito.

31.
Convivium
Composição Eletroacústica (1986).
Estréia: 3º Ciclo de Música Contemporânea de Belo
Horizonte. 23/06/86.

32.
Un pájaro de papel en el pecho dice que el tiempo de
los besos no ha llegado
para flautas doce e fitas
magnéticas (1986).
Inédito.
Estréia: Museu da
Inconfidência, Ouro Preto, MG. Solista: Eduardo Carvalho
Ribeiro. 05/07/1986

33.
"Memento Mori"
oratório para vozes solistas e
conjunto de Câmara (1987).
Inédito.
Estréia: Teatro
Municipal de Ouro Preto. Camerata Philharmonia. Regente:
Sérgio Dias. Solistas: Lucila Tragtenberg e Cesio
Aldrighi. 20/06/87.

34.
3 fragmentos para órgão
(1987).
Inéditos. Para
Elisa Freixo.

35.
Aethra I

para violoncelo solo e piano obligatto
(1987).
Inédito.
Estréia: 4º Ciclo de Música
Contemporânea de Belo Horizonte. Claudio Urgel
(violoncelo) e Celina Szrvinski (piano). 28/06/87.

36.
Concerto
para Violino, 12 instrumentistas e soprano
(1988).
Inédito.
Estréia: 8º Bienal de Música
Contemporânea Brasileira, Rio de Janeiro. Camerata
Philharmonia. Regente: Sergio Dias. Hariton
Nathanailidis (violino) e Lucila Tragtenberg (soprano).
28/11/89.

37.
"Canticae et Diverbia"
para flautas, clarinetas,
violino, violoncelo e piano (1988).
Inédito.
Estréia:
Teatro da Cultura Inglesa de São Paulo. Grupo Novo
Horizonte. Regente: Graham Griffiths. Encomenda do Grupo
Novo Horizonte de São Paulo. 03/03/89

38.
Sicut
para orquestra de câmara (1989).
Retirado do
catálogo. Transformado na obra "Sicut erat in
Principio", em 1999.
Estréia: 14º Panorama da Música
Brasileira Atual, Escola de Música da Universidade
Federal do Rio de Janeiro. Orquestra de Câmara do Rio de
Janeiro. 30/10/92.

39.
"Lamentationes Jeremiae Prophetae"
(Officium I, Lectio
I)
para meio-soprano e orquestra de câmera (1990,
rev.2002).
Inédito.

40.
Ludus
para clarinetas e violoncelo (1990).
Inédito.

41.
Sinfonia nº 1 "Concerto harmônico”
para banda
sinfônica (1991, revisão 1996).
Inédito.
Estréia:
Memorial da América Latina, São Paulo. Banda Sinfônica
do Estado de São Paulo. Regente: Roberto Farias.
Encomenda da Secretaria de Cultura do Estado de São
Paulo. 14/04/92.

42.
Finismundo

para soprano e grupo de câmera (1991/92).
Inédito. Estréia: Teatro Municipal de Ouro Preto. 30 de
novembro de 1991. (1º frag.). Estréia da obra
completa: Teatro de Faculdade Santa Marcelina, São
Paulo. 13 de agosto, de 1996. Grupo Novo Horizonte de
São Paulo. Regente Graham Griffiths. Solistas: Cláudia
Riccitelli (1991) e Simone Foltran (1996). Encomenda do
grupo Novo Horizonte de São Paulo.

43.
Música para Flávia

para piano solo (1991/92).
Inédito.
Estréia: Dartington International Summer
School, Inglaterra. Ian Munro (Austrália). 28/08/93.

44.
Jeremia Propheta: Uma epígrafe
para piano solo
(1992).
Inédito. Encomenda de Graham Griffiths.
Estréia:
Sala Brasílio Itiberê, Curitiba. Leilah Paiva. 07/2000.

45.
Na perfurada luz, em plano austero;
 
Quarteto de
cordas nº 1
(1992/93). Inédito.
Estréia: Summartónar
96, ilhas Faroé. Moyzes String Quartet, de Bratislava,
República Eslovaca. 27/06/96.

46.
Terra queimada

para clarineta, violino, violoncelo
e piano (1993).
Inédito.
Estréia: Dartington
International Summer School, Inglaterra. Lynsey Marsh e
Murphy Trio. 28/08/93.

47.
Missa a capella
para coro a 16 vozes (1993) (SATB).
Inédito.

48.
Revoada

para flauta doce solo (1994).
Inédito.
Estréia: Rádio Cultura FM, São Paulo. Helle Kristensen.
Encomenda de Helle Kristensen, Dinamarca. 08/95.

49.
"Umbrae et Lumen"
 
para Conjunto de Câmera (1993/94).
Inédito.
Estréia: 5º Encompor, Encontro Latino-Americano
de Compositores, Porto Alegre. Ensemble Cantus Firmus.
Regente: Pedro Boéssio. 11/10/96.

50.
Aethra II

para contrabaixo solo e piano
obligatto (1989/94).
Inédito.

51.
Concerto
para Clarone, Percussão e Piano (1994/95).
Inédito.
Estréia: Fynske Musikkonservatorium, Odense,
Dinamarca. Grupo Novo Horizonte de São Paulo. Solista:
Otinilo Pacheco. 08/02/95.

52.
Por entre montanhas e mares

para cravo solo
(1994/95).
Inédito.

53.
In solitude, para Company
para flauta e
violão (1995).
Inédito. Encomendado pelo Duo Most/ Kunz,
Odense, Dinamarca.

54.
Icnocuícatl

para orquestra
de câmara (1995. 2a.versão, 1998).
Inédito.
Estréia: Festival Música Nova,
Santos/ SP. Grupo Novo Horizonte de São Paulo e Ensemble
Nord (Dinamarca). Regente: Graham Griffiths. Encomenda
do Grupo Novo Horizonte de São Paulo. 15/08/1995.

55.
Solilóquio I
para sax tenor solo (1995)
Inédito.
Estréia: Museu da Imagem e do Som, Curitiba, 14/12/1995.
Solista: Rodrigo Capistrano.

56.
Sarapalha
Ópera de Câmara em 1 Ato
sobre texto de
Guimarães Rosa adaptado por Renata Palottinni (1995/96).
Inédita. Encomenda do Extempore Atelier Medieval,
Curitiba.
Estréia: Sala Brasílio Itiberê, Curitiba,
23/11/99.

57.
Ipês
uma epigrafe para viola e piano (1996).
Inédita.

58.
5 epígrafes

para Trompa e Orquestra de Cordas
(1996).
Estréia: Memorial da Cidade de Curitiba, Leandro
Teixeira, trompa. Orquestra de Câmera da Cidade de
Curitiba, reg. L.Rodrigues. 12/11/97.

59.
Imagens
rupestres
 
para flautas, violoncelo e piano
(1996).
Inédita. Encomenda do George Crump Trio, Linz,
Áustria.
Estréia: Schloss Zell an der Pram,
Oberösterreich, Áustria. George Crumb Trio. 17/05/1997.

60.
"Lumen de Lumine"

concerto para violoncelo e conjunto
de câmara. (1996/97).
Encomenda do Ensemble Nord,
Copenhagen, Dinamarca.
Estréia: Bienal de Música
Contemporânea Brasileira, Sala Cecília Meireles. Otto
Andersen, violoncelo. Ensemble Nord. 11/97.

61.
Sexteto

para Piano e Quinteto de Sopros (1997).
Inédito.
Encomenda da Crescente Produções Artísticas
para a série: "Estréias Brasileiras", patrocinada pela
Brasilcap Capitalização S.A..
Estréia: Centro Cultural
do Banco do Brasil, Rio de Janeiro. 22/07/1997.

62.
Concerto

para Piano e Orquestra (1997).
Academia
Brasileira de Música. Encomenda do VII FEMUSICA,
Festival de Música de Campos, RJ.
Estréia: VII FEMUSICA.
Orquestra Sinfônica do Festival. Maria Tereza Madeira,
solista. Sérgio Dias, regente. 07/97.

63.
Assimetrias

para violão solo (1997).
Inédita.
Estréia: Centro Paranaense Feminino de Cultura. Mário
Silva, solista. 05/2002.

64.
Sonata II

para piano solo (1998).
Goldberg Edições
Musicais, Porto Alegre, 2001.
Estréia: Escola de Música
e Belas Artes do Paraná. Leilah Paiva, solista.
14/05/1999.

65.
Austrais

4 canções para voz e piano sobre
poemas de Cruz e Sousa. (1998).
1- Um ser; 2- Siderações; 3- As
estrelas; 4- Dupla via-láctea.
Estréia: Memorial da
Cidade de Curitiba. 11/06/1999. Anna Toledo, soprano;
Carlos Alberto Assis, piano.

66.
No silêncio das
noites estreladas
para
conjunto de percussão (9 executantes) (1998).
Inédita.
Estréia :
Teatro São Pedro. Festival Música Nova, São Paulo SP.
PIAP (Conjunto de percussão do IAP/UNESP). 27/08/1999.

67.
"Sicut erat in
principio"

para orquestra (1998).
Academia Brasileira de Música.
Estréia: Teatro Guaíra,
Curitiba. Orquestra Sinfônica do Paraná. Reg.: Roberto
Duarte. 12/11/1999.

68.
As Impuras imagens do dia se desvanecem

(The
Unpurged Images of Day Recede [Yeates]) (1999) para
viola solo.
Para Laura Wilcox.
Inédita.

69.
"Ad Aethereum"
para Quinteto de Cordas
(vl.I, vl.II, vla., vlc., cb.) (1999/2000).
Para o Quinteto de
Cordas de Curitiba.
Inédito.

70.
Solilóquio II

para violoncelo solo (2000).
Inédito.

71.
Turris Ebúrnea

Cantata para Solistas (1999/2000)
(SATB), Coro e Orquestra de Câmera (Cordas e Cravo),
sobre textos de poetas simbolistas paranaenses (Emiliano
Perneta, Tasso da Silveira, Dario Vellozo, Cícero
França, Silveira Neto, Aristides França). Encomendada
pela Camerata Antiqua de Curitiba.
Estréia: Teatro
Londrina, Memorial da Cidade de Curitiba. Camerata
Antiqua de Curitiba. Reg.: Helma Haller. 26/10/2000.

72.
Diálogos do vento

para Harmônica de Boca e
orquestra de Câmera (2000).
Inédito.
Estréia: Ronald Silva,
solista. Orquestra de Câmera de Blumenau, reg.: Daniel
Bortolossi. 11/05/2002.

73.
Aethra III

para Violino solo com Piano
obbligato (2000 / 01).
Estréia: Teatro da Fedração Espírita do
Paraná. Atli Ellendersen, violino, and Leilah Paiva,
piano. 26/06/2001.

74.
Concerto

para Oboé e Orquestra de Cordas (2001).
Estréia: Teatro Londrina, Memorial de Curitiba. Lúcius
Mota, oboé. Orquestra de Câmera da Cidade de Curitiba,
reg.: Ernani Aguiar. 22/06/2002.

75.
Espaços imaginários

para Violino, Violoncelo
e Piano (2001).
Estréia: Turnê do Trio Fibonacci ao Brasil em
novembro de 2001 (São Paulo, Curitiba, Porto Alegre,
Brasília, Belo Horizonte).

76.
"Fogo sobre cristal: Um diário antártico"
Música para um filme documentário de Frederico
Füllgraff (2001).

77.
Concerto nº 2

para Flauta e Orquestra de Câmera
(2001/02).
Para a Orquestra Filarmônica Jovem da UFPR.
Academia Brasileira de Música.
Estréia: Teatro da
Reitoria da UFPR, Curitiba. Fabrício Ribeiro, flauta.
Orquestra Filarmônica Juvenil da UFPR, reg.: Iris Leong.
03/11/2003.

78.
Fragmenta
antiqua
para Quinteto de Metais (2002).
Encomendado pelo Quinteto de Metais da Cidade de São
Paulo.

79.
Visões noturnas
 
para Violoncelo e Piano (2002).
Goldberg Edições Musicais Ltda., Porto Alegre. Para
Carlos Prieto (México.

80.
Prismas

para Violino, Viola, Violoncelo e
Piano (2002).
Inédita.
Estréia: Centro Cultural Brasil-Estados
Unidos, Rio de Janeiro. Ana Oliveira, violino; Nayran
Pessanha, viola; Cláudia Grosso Salles, violoncelo;
Horácio Gouveia, piano. 27/09/2002.

81.
Cerrados

para 2 Violinos (2002).
Para Zoltán
Paulinyi.
Estréia: Santiago, Chile. 16/01/2006.

82.
Aetherius

para orquestra de cordas (2002).
Estréia: Anfiteatro Camargo Guarnieri, Universidade de
São Paulo. Orquestra Sinfônica da USP. Reg.: Benito
Juarez. 17/05/2002.

83.
25 esboços

para Clarineta e Piano (2002/03).
Para
Jairo Wilkens e Clenice Ortigara.
Inédita:
Estréia:
Espaço Glaser, Curitiba. Jairo Wilkens, clarineta e,
Clenice Ortigara, piano. 10/2003.

84.
Sinfonia no.2 “Paisagens
verdes”

para
Orquestra de Cordas e Cravo (2003).
Inédita. Encomenda da
Orquestra de Câmara do Amazonas.
Estréia: Teatro
Amazonas, Manaus. Orquestra de Câmara do Amazonas.
Regência: Marcelo de Jesus. 23/11/2003.

85.
Transeuntes
para Piano (2003).
Encomendada por
Antônio Eduardo dos Santos, para o projeto “Bossa Nova”.
Estréia: Bruxelas, Bélgica. Antônio Eduardo dos Santos.
03/2005.

86.
Marinas
Ciclo de Peças para Piano (2003/2004):
1.
Guaratuba e Antonina, 2. Leme I, 3. Cabo da Roca, 4.
Nolsoy, 5.Leme II, 6. La Jolla, 7. Appeldore, 8. Piran e
Portoroz.
Encomendadas por Midori Maeshiro
(Japão/Brasil).

87.
“E que sejam
luminárias, no céufogoágua”
In
Memoriam Haroldo de Campos.
Música Concertante para
Violão e 2 Percussionistas (2004).
Para Fábio Zanon.

88.
“E, no princípio era o mar...”
para
Violino e Violão (2004/05).
Para a Tania Guarnieri
(Brasil/Itália).

89.
“Tenebrae et Stellae”
para Conjunto de
Câmara (2005).
Para o “Ansambel MD7” (Eslovênia).
Estréia:
Ljubljana, Eslovênia. Ansambel MD7. Regência: Steven
Loy. 10/07/2006.

90.
Paisagem de
outono

para Clarineta e Piano (2005).
Para o Duo “Palheta ao Piano” (Curitiba).
Estréia:
Teatro da FIESP, São Paulo. Duo “Palheta ao Piano”.
26/09/2005.

91.
3 Cânticos
para Coro Feminino a Capela (2005).
Textos: Tasso da Silveira. 1. Saudade, 2. Em Todos os
Perdidos Portos do Mundo, 3. A Infinita Vigília. Para o
Collegium Vocale (Curitiba).
Estréia: Teatro SESI da
Esquina, Curitiba. Collegium Vocale. Reg.: Helma Haller.
30/11/2005.

92.
“Mboraí – Cântico
sagrado guaraní”

para coro
à capela (2005).
Encomenda de Peter Mannion para o Coral da
Universidade do Oeste da Irlanda, Galway City.

93.
Solilóquio III

para violino (2005/06).
Para Atli
Ellendersen.
Obra finalizada no Visby Internationella
Tonsättar Centrum, Suécia.

94.
Responsórios I

para Violino e 2 Pianos (2006).
Obra
iniciada no Visby Internationella Tonsättar Centrum,
Suécia, e concluída em Curitiba.

95.
Suíte cinematográfica
música para quarteto
de cordas (2006).

96.
“De Fluminibus” - 4 reflexões robre rios

para orquestra de cordas (2006).
I.Rios Imaginários,
II.Assoreamentos; III.Rios Furiosos; IV.Rios Ausentes.

97.
Paisagem de inverno

para Clarineta em lá,
Violino e Piano (2006).
Para Jairo Wilkens, Clenice Ortigara e
Atli Ellendersen.

98.
Sinfonia nº 3

para 8 Violoncelos (2006).
Para Marin
Cazacu e “Ensemble Violoncelissimo”, Bucharest, Romênia.
Estreada no Festival “Meridian”, Bucareste em 8/12/2006.

99.
Suíte antiga
brasileira
para orquestra (2006).
Dedicada à Denise Mohr e à Orquestra Filarmônica Juvenil
da UFPR.

100.
4 canções simbolistas

para Voz e Piano (2007)
Bruma (Silveira Neto); No Reino das
Sombras (Dario Vellozo); Visão (Tasso da Silveira;
Entardecer (Tasso da Silveira).

101.
Como um
vôo de pássaro 
In Memoriam
Heidemari
para flauta e piano (2006/2007).
Para Aldo Barbieri e
Antônio Eduardo dos Santos.

102.
Uma voz amazônica

para voz média e
orquestra (2007),
sobre o poema “Sugestão” de Thiago de Mello.
Obra encomendada pela Amazonas Filarmônica.

103.
Sinfonia nº 4

para 24 flautas (2007).
Para
Pierre-Yves Artaud e a “Orchestre de Flutes Français”,
Paris, França.

104.
Do sertão ao delta

prelúdio para
orquestra (2007).
Encomenda do Projeto “Pauta Contemporânea”,
do SESC Nacional.
|