trecho da música em mp3

vídeo
página da partitura

 

LISTA DE OBRAS

1.
Cantiga d'escarneo
para soprano, flauta, fagote (ou violoncelo), viola e piano (1979).
Edição: Serviço de Difusão de Partituras, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo.
Estréia: novembro de 1991. Teatro Municipal de Ouro Preto. Ensemble Nova Philharmonia. Judith Imbassahy, soprano.

2.
Cambiata
para viola solo (1980).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA, USP.
Estréia: novembro de 1990. Ricardo Gianetti (transcrição para solo violino/solo).

3.
Sanatório
para soprano, oboé, fagote, violino, violoncelo, percussão e piano (1990).
Inédito.
Estréia: 14º Festival de Inverno, Universidade Federal de Minas Gerais, Diamantina. Julho de 1981. Camerata do festival.

4.
Canto
para solo violino (1981).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. Novembro de 1990. Ricardo Gianneti.

5.
Ária
para Oboé solo (1981).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: Brasília Super Radio FM, Brasília. Janeiro de 1984) Solista: Izaac Duarte.

6.
Ária
versão para solo flauta (1981).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: 14º Festival de Inverno, UFMG, Diamantina, Mg. Julho de 1981. Solista Odette Ernest Dias.

7.
Sio2
para orquestra de câmara (1981).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: 14º Festival de Inverno. Julho de 1981. Camerata do Festival.

8.
Hottetterriana
para flautas doces solo (1981).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: Teatro Elizabetano de Sabará, Mg. Setembro de 1981. Solista: Eduardo Carvalho Ribeiro.

9.
"Resonare Fibris"
para violoncelo solo (1981).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: Estocolmo, Suécia. 1986. Solista: Peter Schuback.

10.
Sonata
para fagote e piano (1981).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.

11.
Takhailat Mandhir Jamil
para piano, violino e violoncelo (1982).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.

12.
Taghai'urun
para piano solo (1982/83).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: 1er Festival de Compositores Latino-americanos, Quito, Equador. Maio, 1991.


13.
Expansão
para quatro tubas (1983). Inédito.
Estréia: 8º Curso Internacional de Verão de Brasília - CIVEBRA. Janeiro de 1983.

14.
Música para alguém
para harpa, trompa e tantan (1983).
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: 8º Curso Internacional de Verão de Brasília. Janeiro de 1983.


15.
Concerto nº 1
para flautas e orquestra de câmara (1981/83)
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: Teatro Nacional de Brasília. 10 de outubro de 1985. Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Regente: Jorge Antunes. Solista: Odette Ernest Dias.


16.
Concerto
para sax soprano e orquestra de cordas (1983)
Ed.: Serviço de Difusão de Partituras, ECA-USP.
Estréia: 9º Curso Internacional de Verão de Brasília. Janeiro de 1984. Camerata do Festival. Regente: Sérgio Dias. Solista: Vadim Arsky.


17.
Interiores
para orquestra (1983). Inédito.
Estréia: 9º Curso Internacional de Verão de Brasília. Janeiro de 1984. Orquestra Sinfônica do 9º CIVEBRA. Regente: Sérgio Dias.

18.
3 momentos
para violoncelo solo (1983).
Ed.: SPD, ECA - USP.
Estréia: Fundação de Educação Artística, Belo Horizonte. 26 de Junho de 1984. Solista: João Cândido dos Santos.


19.
Views
para Orquestra (1983/84).
Inédito.

20.
Introspecção I
para clarinete solo (1983).
Ed.: SPD, ECA - USP.
Estréia: 1º Ciclo de Música Contemporânea de Belo Horizonte, 7 de Abril de 1984. Solista: Nelson Cadima Fuentes.


21.
Introspecção II
para dois trombones (1983).
Ed.: SPD, ECA - USP.
Estréia: 1º Ciclo de Música Comtemporânea de Belo Horizonte. Dezembro de 1991. Solistas: Paulo Lacerda e Wagner Mayer.

22.
Sabra   
para oboé e piano (1983).
Ed.: SPD, ECA - USP.
Estréia: ler Encuentro de Musica Contemporanea de Chile, Santiago. 17 de outubro de 1989. Daniel Vidal (oboé) e Karina Glasinovic (piano).


23.
Sunset
para contrabaixo e marimba (1983).
Ed.: SPD, ECA - USP.

24.
Transfigurações
para duas harpas (1983).
Ed.: SPD, ECA - USP.

25.
Stress
para clarone, trompete, trombone, viola e percussão (1983).
Ed.: SPD, ECA - USP.

26.
Sonata I
para piano solo (1979/84),
Goldberg Edições Musicais, Porto Alegre, 2001.
Estréia: Leilah Paiva. Escola de Música e Belas Artes do Paraná. 26/10/97.


27.
Variações
para flauta e fagote (1984).
Ed.: SPD, ECA - USP.

28.
Fragmentos I - V
para piano solo (1984).
Inédito.

29.
Aluminium
Sonata para violino e piano (1985).
Ed.: SPD, ECA - USP.
Estréia: Teatro Municipal de Ouro Preto. Ricardo Gianetti (violino) e Talitha Maria Cardoso Peres (piano).24/11/91.

30.
Para além doutro oceano
para voz solo, coro e orquestra (1985).
Inédito.

31.
Convivium
Composição Eletroacústica (1986).
Estréia: 3º Ciclo de Música Contemporânea de Belo Horizonte. 23/06/86.

32.
Un pájaro de papel en el pecho dice que el tiempo de los besos no ha llegado
para flautas doce e fitas magnéticas (1986).
Inédito.
Estréia: Museu da Inconfidência, Ouro Preto, MG. Solista: Eduardo Carvalho Ribeiro. 05/07/1986

33.
"Memento Mori"
oratório para vozes solistas e conjunto de Câmara (1987).
Inédito.
Estréia: Teatro Municipal de Ouro Preto. Camerata Philharmonia. Regente: Sérgio Dias. Solistas: Lucila Tragtenberg e Cesio Aldrighi. 20/06/87.

34.
3 fragmentos para órgão
(1987).
Inéditos. Para Elisa Freixo.

35.
Aethra I
para violoncelo solo e piano obligatto (1987).
Inédito.
Estréia: 4º Ciclo de Música Contemporânea de Belo Horizonte. Claudio Urgel (violoncelo) e Celina Szrvinski (piano). 28/06/87.


36.
Concerto
para Violino, 12 instrumentistas e soprano (1988).
Inédito.
Estréia: 8º Bienal de Música Contemporânea Brasileira, Rio de Janeiro. Camerata Philharmonia. Regente: Sergio Dias. Hariton Nathanailidis (violino) e Lucila Tragtenberg (soprano). 28/11/89.


37.
"Canticae et Diverbia"
para flautas, clarinetas, violino, violoncelo e piano (1988).
Inédito.
Estréia: Teatro da Cultura Inglesa de São Paulo. Grupo Novo Horizonte. Regente: Graham Griffiths. Encomenda do Grupo Novo Horizonte de São Paulo. 03/03/89


38.
Sicut
para orquestra de câmara (1989).
Retirado do catálogo. Transformado na obra "Sicut erat in Principio", em 1999.
Estréia: 14º Panorama da Música Brasileira Atual, Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orquestra de Câmara do Rio de Janeiro. 30/10/92.

39.
"Lamentationes Jeremiae Prophetae"
(Officium I, Lectio I)

para meio-soprano e orquestra de câmera (1990, rev.2002).
Inédito.

40.
Ludus
para clarinetas e violoncelo (1990).
Inédito.

41.
Sinfonia nº 1 "Concerto harmônico”
para banda sinfônica (1991, revisão 1996).
Inédito.
Estréia: Memorial da América Latina, São Paulo. Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Regente: Roberto Farias. Encomenda da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. 14/04/92.

42.
Finismundo
para soprano e grupo de câmera (1991/92).
Inédito. Estréia: Teatro Municipal de Ouro Preto. 30 de novembro de 1991. (1º frag.). Estréia da obra completa: Teatro de Faculdade Santa Marcelina, São Paulo. 13 de agosto, de 1996. Grupo Novo Horizonte de São Paulo. Regente Graham Griffiths. Solistas: Cláudia Riccitelli (1991) e Simone Foltran (1996). Encomenda do grupo Novo Horizonte de São Paulo.

43.
Música para Flávia
para piano solo (1991/92).
Inédito.
Estréia: Dartington International Summer School, Inglaterra. Ian Munro (Austrália). 28/08/93.

44.
Jeremia Propheta: Uma epígrafe
para piano solo (1992).
Inédito. Encomenda de Graham Griffiths.
Estréia: Sala Brasílio Itiberê, Curitiba. Leilah Paiva. 07/2000.

45.
Na perfurada luz, em plano austero;
Quarteto de cordas nº 1
(1992/93). Inédito.
Estréia: Summartónar 96, ilhas Faroé. Moyzes String Quartet, de Bratislava, República Eslovaca. 27/06/96.


46.
Terra queimada   
para clarineta, violino, violoncelo e piano (1993).
Inédito.
Estréia: Dartington International Summer School, Inglaterra. Lynsey Marsh e Murphy Trio. 28/08/93.

47.
Missa a capella
para coro a 16 vozes (1993) (SATB).
Inédito.

48.
Revoada   
para flauta doce solo (1994).
Inédito.
Estréia: Rádio Cultura FM, São Paulo. Helle Kristensen. Encomenda de Helle Kristensen, Dinamarca. 08/95.

49.
"Umbrae et Lumen"
para Conjunto de Câmera (1993/94).
Inédito.
Estréia: 5º Encompor, Encontro Latino-Americano de Compositores, Porto Alegre. Ensemble Cantus Firmus. Regente: Pedro Boéssio. 11/10/96.

50.
Aethra II
para contrabaixo solo e piano obligatto (1989/94).
Inédito.

51.
Concerto
para Clarone, Percussão e Piano (1994/95).
Inédito.
Estréia: Fynske Musikkonservatorium, Odense, Dinamarca. Grupo Novo Horizonte de São Paulo. Solista: Otinilo Pacheco. 08/02/95.

52.
Por entre montanhas e mares
para cravo solo (1994/95).
Inédito.

53.
In solitude, para Company
para flauta e violão (1995).
Inédito. Encomendado pelo Duo Most/ Kunz, Odense, Dinamarca.

54.
Icnocuícatl
para orquestra de câmara (1995. 2a.versão, 1998).
Inédito.
Estréia: Festival Música Nova, Santos/ SP. Grupo Novo Horizonte de São Paulo e Ensemble Nord (Dinamarca). Regente: Graham Griffiths. Encomenda do Grupo Novo Horizonte de São Paulo. 15/08/1995.

55.
Solilóquio I
para sax tenor solo (1995)
Inédito.
Estréia: Museu da Imagem e do Som, Curitiba, 14/12/1995. Solista: Rodrigo Capistrano.

56.
Sarapalha
Ópera de Câmara em 1 Ato
sobre texto de Guimarães Rosa adaptado por Renata Palottinni (1995/96).
Inédita. Encomenda do Extempore Atelier Medieval, Curitiba.
Estréia: Sala Brasílio Itiberê, Curitiba, 23/11/99.

57.
Ipês
uma epigrafe para viola e piano (1996).
Inédita.

58.
5 epígrafes
para Trompa e Orquestra de Cordas (1996).
Estréia: Memorial da Cidade de Curitiba, Leandro Teixeira, trompa. Orquestra de Câmera da Cidade de Curitiba, reg. L.Rodrigues. 12/11/97.

59.
Imagens rupestres 
para flautas, violoncelo e piano (1996).
Inédita. Encomenda do George Crump Trio, Linz, Áustria.
Estréia: Schloss Zell an der Pram, Oberösterreich, Áustria. George Crumb Trio. 17/05/1997.


60.
"Lumen de Lumine"   
concerto para violoncelo e conjunto de câmara. (1996/97).
Encomenda do Ensemble Nord, Copenhagen, Dinamarca.
Estréia: Bienal de Música Contemporânea Brasileira, Sala Cecília Meireles. Otto Andersen, violoncelo. Ensemble Nord. 11/97.


61.
Sexteto   
para Piano e Quinteto de Sopros (1997).
Inédito.
Encomenda da Crescente Produções Artísticas para a série: "Estréias Brasileiras", patrocinada pela Brasilcap Capitalização S.A..
Estréia: Centro Cultural do Banco do Brasil, Rio de Janeiro. 22/07/1997.


62.
Concerto   
para Piano e Orquestra (1997).
Academia Brasileira de Música. Encomenda do VII FEMUSICA, Festival de Música de Campos, RJ.
Estréia: VII FEMUSICA. Orquestra Sinfônica do Festival. Maria Tereza Madeira, solista. Sérgio Dias, regente. 07/97.


63.
Assimetrias
para violão solo (1997).
Inédita.
Estréia: Centro Paranaense Feminino de Cultura. Mário Silva, solista. 05/2002.

64.
Sonata II 
para piano solo (1998).
Goldberg Edições Musicais, Porto Alegre, 2001.
Estréia: Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Leilah Paiva, solista. 14/05/1999.

65.
Austrais 
4 canções para voz e piano sobre poemas de Cruz e Sousa. (1998).
1- Um ser; 2- Siderações; 3- As estrelas; 4- Dupla via-láctea.
Estréia: Memorial da Cidade de Curitiba. 11/06/1999. Anna Toledo, soprano; Carlos Alberto Assis, piano.


66.
No silêncio das noites estreladas
para conjunto de percussão (9 executantes) (1998).
Inédita.
Estréia : Teatro São Pedro. Festival Música Nova, São Paulo SP. PIAP (Conjunto de percussão do IAP/UNESP). 27/08/1999.


67.
"Sicut erat in principio"   
para orquestra (1998).
Academia Brasileira de Música.
Estréia: Teatro Guaíra, Curitiba. Orquestra Sinfônica do Paraná. Reg.: Roberto Duarte. 12/11/1999.

68.
As Impuras imagens do dia se desvanecem
(The Unpurged Images of Day Recede [Yeates]) (1999) para viola solo.
Para Laura Wilcox.
Inédita.

69.
"Ad Aethereum"
para Quinteto de Cordas (vl.I, vl.II, vla., vlc., cb.) (1999/2000).
Para o Quinteto de Cordas de Curitiba.
Inédito.


70.
Solilóquio II  
para violoncelo solo (2000).
Inédito.

71.
Turris Ebúrnea
Cantata para Solistas (1999/2000)
(SATB), Coro e Orquestra de Câmera (Cordas e Cravo), sobre textos de poetas simbolistas paranaenses (Emiliano Perneta, Tasso da Silveira, Dario Vellozo, Cícero França, Silveira Neto, Aristides França). Encomendada pela Camerata Antiqua de Curitiba.
Estréia: Teatro Londrina, Memorial da Cidade de Curitiba. Camerata Antiqua de Curitiba. Reg.: Helma Haller. 26/10/2000.

72.
Diálogos do vento 
para Harmônica de Boca e orquestra de Câmera (2000).
Inédito.
Estréia: Ronald Silva, solista. Orquestra de Câmera de Blumenau, reg.: Daniel Bortolossi. 11/05/2002.

73.
Aethra III 
para Violino solo com Piano obbligato (2000 / 01).
Estréia: Teatro da Fedração Espírita do Paraná. Atli Ellendersen, violino, and Leilah Paiva, piano. 26/06/2001.

74.
Concerto
para Oboé e Orquestra de Cordas (2001).
Estréia: Teatro Londrina, Memorial de Curitiba. Lúcius Mota, oboé. Orquestra de Câmera da Cidade de Curitiba, reg.: Ernani Aguiar. 22/06/2002.

75.
Espaços imaginários   
para Violino, Violoncelo e Piano (2001).
Estréia: Turnê do Trio Fibonacci ao Brasil em novembro de 2001 (São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte).

76.
"Fogo sobre cristal: Um diário antártico"
Música para um filme documentário de Frederico Füllgraff (2001).

77.
Concerto nº 2
para Flauta e Orquestra de Câmera (2001/02).
Para a Orquestra Filarmônica Jovem da UFPR. Academia Brasileira de Música.
Estréia: Teatro da Reitoria da UFPR, Curitiba. Fabrício Ribeiro, flauta. Orquestra Filarmônica Juvenil da UFPR, reg.: Iris Leong. 03/11/2003.


78.
Fragmenta antiqua
para Quinteto de Metais (2002).
Encomendado pelo Quinteto de Metais da Cidade de São Paulo.

79.
Visões noturnas
para Violoncelo e Piano (2002).
Goldberg Edições Musicais Ltda., Porto Alegre. Para Carlos Prieto (México.

80.
Prismas    
para Violino, Viola, Violoncelo e Piano (2002).
Inédita.
Estréia: Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, Rio de Janeiro. Ana Oliveira, violino; Nayran Pessanha, viola; Cláudia Grosso Salles, violoncelo; Horácio Gouveia, piano. 27/09/2002.

81.
Cerrados   
para 2 Violinos (2002).
Para Zoltán Paulinyi.
Estréia: Santiago, Chile. 16/01/2006.


82.
Aetherius   
para orquestra de cordas (2002).
Estréia: Anfiteatro Camargo Guarnieri, Universidade de São Paulo. Orquestra Sinfônica da USP. Reg.: Benito Juarez. 17/05/2002.

83.
25 esboços
para Clarineta e Piano (2002/03).
Para Jairo Wilkens e Clenice Ortigara.
Inédita:
Estréia: Espaço Glaser, Curitiba. Jairo Wilkens, clarineta e, Clenice Ortigara, piano. 10/2003.


84.
Sinfonia no.2 “Paisagens verdes” 
para Orquestra de Cordas e Cravo (2003).
Inédita. Encomenda da Orquestra de Câmara do Amazonas.
Estréia: Teatro Amazonas, Manaus. Orquestra de Câmara do Amazonas. Regência: Marcelo de Jesus. 23/11/2003.


85.
Transeuntes
para Piano (2003).
Encomendada por Antônio Eduardo dos Santos, para o projeto “Bossa Nova”.
Estréia: Bruxelas, Bélgica. Antônio Eduardo dos Santos. 03/2005.


86.
Marinas
Ciclo de Peças para Piano (2003/2004):
1. Guaratuba e Antonina, 2. Leme I, 3. Cabo da Roca, 4. Nolsoy, 5.Leme II, 6. La Jolla, 7. Appeldore, 8. Piran e Portoroz.
Encomendadas por Midori Maeshiro (Japão/Brasil).


87.
“E que sejam luminárias, no céufogoágua”
In Memoriam Haroldo de Campos.
Música Concertante para Violão e 2 Percussionistas (2004).
Para Fábio Zanon.

88.
“E, no princípio era o mar...”
para Violino e Violão (2004/05).
Para a Tania Guarnieri (Brasil/Itália).

89.
“Tenebrae et Stellae” 
para Conjunto de Câmara (2005).
Para o “Ansambel MD7” (Eslovênia).
Estréia: Ljubljana, Eslovênia. Ansambel MD7. Regência: Steven Loy. 10/07/2006.


90.
Paisagem de outono
para Clarineta e Piano (2005).
Para o Duo “Palheta ao Piano” (Curitiba).
Estréia: Teatro da FIESP, São Paulo. Duo “Palheta ao Piano”. 26/09/2005.


91.
3 Cânticos
para Coro Feminino a Capela (2005).
Textos: Tasso da Silveira. 1. Saudade, 2. Em Todos os Perdidos Portos do Mundo, 3. A Infinita Vigília. Para o Collegium Vocale (Curitiba).
Estréia: Teatro SESI da Esquina, Curitiba. Collegium Vocale. Reg.: Helma Haller. 30/11/2005.


92.
“Mboraí – Cântico sagrado guaraní”
para coro à capela (2005).
Encomenda de Peter Mannion para o Coral da Universidade do Oeste da Irlanda, Galway City.

93.
Solilóquio III
para violino (2005/06).
Para Atli Ellendersen.
Obra finalizada no Visby Internationella Tonsättar Centrum, Suécia.

94.
Responsórios I 
para Violino e 2 Pianos (2006).
Obra iniciada no Visby Internationella Tonsättar Centrum, Suécia, e concluída em Curitiba.

95.
Suíte cinematográfica
música para quarteto de cordas (2006).

96.
“De Fluminibus”  - 4 reflexões robre rios
para orquestra de cordas (2006).
I.Rios Imaginários, II.Assoreamentos; III.Rios Furiosos; IV.Rios Ausentes.

97.
Paisagem de inverno
para Clarineta em lá, Violino e Piano (2006).
Para Jairo Wilkens, Clenice Ortigara e Atli Ellendersen.

98.
Sinfonia nº 3
para 8 Violoncelos (2006).
Para Marin Cazacu e “Ensemble Violoncelissimo”, Bucharest, Romênia. Estreada no Festival “Meridian”, Bucareste em 8/12/2006.

99.
Suíte antiga brasileira 
para orquestra (2006).
Dedicada à Denise Mohr e à Orquestra Filarmônica Juvenil da UFPR.

100.
4 canções simbolistas
para Voz e Piano (2007)
Bruma (Silveira Neto); No Reino das Sombras (Dario Vellozo); Visão (Tasso da Silveira; Entardecer (Tasso da Silveira).

101.
Como um vôo de pássaro 
In Memoriam Heidemari
para flauta e piano (2006/2007).
Para Aldo Barbieri e Antônio Eduardo dos Santos.

102.
Uma voz amazônica
para voz média e orquestra (2007),
sobre o poema “Sugestão” de Thiago de Mello. Obra encomendada pela Amazonas Filarmônica.

103.
Sinfonia nº 4
para 24 flautas (2007).
Para Pierre-Yves Artaud e a “Orchestre de Flutes Français”, Paris, França.

104.
Do sertão ao delta
prelúdio para orquestra (2007).
Encomenda do Projeto “Pauta Contemporânea”, do SESC Nacional.